Cuidado com notícias de falsos concursos públicos

Cuidado com informações falsas.

Cuidado com informações falsas sobre concursos.

Com a notícia de que o Brasil possui hoje quase 12 milhões de pessoas desempregadas, qualquer notícia de novo concurso público atrai muita gente.

Isso porque essa quantidade de pessoas é o equivalente à população do Paraná. Ou seja, há um Paraná inteiro de desempregados no país!

Mas é preciso ter cuidado com as notícias que envolvem a divulgação de concursos públicos, pois alguns podem ser falsos.

No início deste mês de junho a prefeitura de Curitiba, que volta e meia lança novos editais, divulgou que está em circulação boatos de um novo concurso. Porém, a notícia é falsa.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Recursos Humanos o boato é de que o concurso contrataria para diversos cargos.  A secretaria esclarece, no entanto, que não há concursos com inscrições abertas neste momento.

Estão em andamento,  segundo a secretaria, mas com inscrições encerradas, concursos para Guarda Municipal, auxiliar de serviços escolares, professor – docência I, técnico de enfermagem em saúde pública, enfermeiro e processo seletivo para agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde.

A secretaria informa ainda que a Lei 9.504/97 impõe restrições para contratações no período eleitoral e que, tendo em vista as eleições municipais no segundo semestre deste ano, não há previsão de abertura de novos concursos em 2016.

SANEPAR – A Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar, também foi alvo de notícias de um falso concurso recentemente.

Segundo a assessoria de imprensa, a companhia constatou  que alguns sites de vendas de apostilas publicaram a falsa notícia de novo concurso aberto, ou com previsão de abertura em breve.

A Sanepar esclarece que esta informação não é verdadeira. “A Sanepar comunicará, por intermédio de meios oficiais, quando for abrir novo concurso público”, diz comunicado divulgado pela empresa.

Atualmente, a Sanepar tem os seguintes editais de concursos públicos em aberto:
• CP 001/2012 – prazo de validade: 18/06/2016
• CP 001/2013 – prazo de validade: 05/09/2017
• CP 002/2013 – prazo de validade: 05/09/2017 e 06/11/2017 (Eng. Cartógrafo)

A companhia pede que a população não compartilhe as falsas informações, evitando que pessoas sejam enganadas.

Então, todo cuidado é pouco. Quando ficar sabendo de um concurso público, procure informações em fontes seguras.

Um bom lugar é aqui no blog do Luiz Carlos. Acesse-o regularmente e fique sabendo, com segurança, do lançamento dos editais dos concursos mais importantes do estado e do país.

Aulas, notícias, cursos, dicas e atualizações.

Cadastre-se e fique por dentro!