Em que pé está o concurso para técnico judiciário do TJ-PR?

Há grande expectativa quanto ao concurso do TJ-PR.

Os candidatos ao concurso de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) vivem momentos de grande expectativa. Tudo em razão da demora de algumas definições do certame.

Vamos ver a cronologia do concurso:

No dia 18 de janeiro do ano passado, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) divulgou edital de concurso público para o cargo de técnico judiciário para o 1º grau de jurisdição.

A expectativa era de que o concurso fosse realizado ainda durante 2017. Segundo o próprio Tribunal, no terceiro trimestre.

No entanto, em comunicado divulgado no dia 5 de setembro passado, o TJ-PR informou que o certame só seria realizado em 2018 e que  141.077 candidatos haviam solicitado inscrição.

Passado o primeiro trimestre deste ano, não há, por enquanto, nenhuma novidade quanto à data de aplicação das provas, nem mesmo da banca encarregada da organização.

O Luiz Carlos, sempre procurando manter os seus alunos – que estão inscritos para este concurso – informados, já solicitou informações ao TJ-PR por diversas vezes.

Em todas foi atendido e as respostas oficiais publicadas aqui no blog e também levadas ao conhecimentos dos alunos em sala de aula.

Como o primeiro trimestre passou e ainda não temos informações do concurso, voltamos a contatar o TJ para saber se existe alguma novidade.

Um dos questionamentos enviado se refere ao fato de que, uma vez informado que o concurso seria realizado este ano, e já se passaram três meses, se há previsão de uma data, ou mesmo, de um trimestre para a realização das provas. Outro questionamento é se já há alguma definição quanto à banca organizadora.

Acreditamos que essas duas são questionamentos-chave para a realização do certame. São duas dúvidas que, certamente, os candidatos estão se perguntando. Se houver alguma novidade quanto a elas, os candidatos, com certeza, teriam como se organizar e se preparar de forma adequada para a prova.

EXPECTATIVA – Os concursos lançados pelo Tribunal de Justiça, para cargos diversos, sempre foram marcados pela demora. Para se ter uma ideia, o concurso de técnico judiciário de 2013 teve o edital lançado em 11 de julho e a prova foi realizada em 18 de maio do ano seguinte.

Este é apenas um exemplo. Então, é importante o candidato focar nos estudos e aproveitar o tempo que está a seu favor para estudar bastante.

Nesse concurso de 2013 foram ofertadas 160 vagas e em 26 de julho de 2017 – portanto, quatro anos depois do lançamento do edital – o TJ-PR fez a nomeação do aprovado número 169, ou seja, nove a mais que o total de vagas ofertadas.

O que, aliás, é uma características de muitos concursos. É anunciado um determinado número de vagas, mas o total de candidatos efetivamente chamados normalmente supera a quantidade inicial. O que é muito bom para todos os que concorrem às vagas.

Até o momento o TJ-PR informou que a prova será este ano. Então, vamos aguardar as respostas para saber se há alguma previsão de data. Enquanto isso, vamos manter o foco e disciplina. Como esta demora, é provável que sejam chamados mais candidatos que o previsto no edital.

O concurso do TJ-PR 2017 para técnico judiciário oferece 100 vagas. São elas: Comarcas da região metropolitana de Curitiba – 34 para concorrência geral, mais 2 reservadas para pessoas com necessidades especiais e 4 para afrodescendentes. Há também 51 vagas para comarcas do interior, de concorrência geral, mais 3 para pessoas com necessidades especiais e mais 6 para afrodescendentes.

O Luiz Carlos reitera que, em respeito a seus alunos, continuará buscando informações oficiais do TJ-PR em relação a este concurso e que todas as respostas que receber, em razão dos questionamentos feitos, serão repassadas a todos.

Continue acompanhando nosso blog e vamos, juntos, descobrir os próximos capítulos deste concurso.

Aulas, notícias, cursos, dicas e atualizações.

Cadastre-se e fique por dentro!